14.7.09

Vacaciones de Invierno

Olá meninos e meninas!!

Chegaram as férias de inverno!! Um clima ideal para ler muito, desenhar, brincar e aprender coisas novas!

Estamos publicando uma história do folclore brasileiro, sobre um dos maiores e mais conhecidos mitos da nossa cultura. O fragmento que publicamos para que vocês leiam, sozinhos ou com a ajuda dos pais, é de um livro chamado O Saci (abaixo) de um grande autor brasileiro de obras infantis, Monteiro Lobato. Foi ele quem criou as histórias do Sitio do Picapau Amarelo. Também estamos publicando A Roupa do Rei (à esquerda, e abaixo do trava-língua).

Aquí, à esquerda, também tem uma brincadeira com as palavras, os trava-línguas. Tente dizer sem errar!! A idéia dessas brincadeiras e leituras é que continuemos escutando e lendo a língua portuguesa durante as férias. Desta vez, será de maneira virtual já que estas férias estão sendo muito compridas e gostosas, não é? Que bom que existe internet e que possamos usá-la para continuar em contato...

Você sabe o que é o folclore?
"O folclore é um conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou. O povo brasileiro conhece o Saci, dança capoeira, toma tacacá, tem medo de assombração, acredita que gato preto dá azar, canta Ciranda, cirandinha, brinca de passar anel, sabe que São Longuinho acha objetos perdidos, que Iemanjá é a Rainha do Mar e que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura...Mas se perguntarmos quem inventou tudo isso - os mitos, as histórias, as supertições, as danças, as cantigas, as comidas...- ninguém vai saber dizer. Porque não existe um autor para essas coisas. Elas são contadas e ensinadas oralmente, ou por escrito. Passaram do bisavô pro avô, do avô pro pai, do pai pro filho...E assim chegaram até nossos dias. Tudo isso faz parte do folclore brasileiro. Para conhecer uma pessoa, precisamos saber o que ela sente, de que gosta ou não gosta, o que pensa, o que sabe. O povo é como uma pessoa, para conhecê-lo melhor, precisamos conhecer o seu folclore"(Festas, o folclore do Mestre André).

O que vamos fazer?
Primeiro vamos ler a história O Saci, e depois tentem atuar como se fossem os ilustradores, os desenhistas do livro que teremos que publicar. Imaginem tudo o que acontece na história, como são os lugares, o que está acontecendo e como são as personagens que aparecem nela. Depois que imaginou, é só desenhar a parte que mais gostou. Pode ser mais de uma parte. Desenhe e coloque todos os detalhes que precisar. Quando gostar do resultado e estiver satisteito, pode dar por terminado. Capricha e bom trabalho!! Ah, use a técnica que você quiser, desde lápiz de cor, até collage, ou aquarela...

Fotografia
Depois de desenhado, peça a um adulto para tirar uma foto em alta resolução. Se você gosta de tirar fotos, aproveita e tira você mesmo. Depois é só enviar para projetosaciperere@gmail.com Vamos publicá-la no blog do Saci e também faremos uma exposição no La Nube, em Agosto, com os desenhos originais. Guarde eles até o nosso próximo encontro.

Não esqueça de colocar seu nome e sua idade.


Até mais!!
Saci-Pererê

No hay comentarios.:

Publicar un comentario